Apoio ao Cliente T: (+351) 271 753 105 | M: (+351) 922 215 699 (o custo das comunicações depende do tarifário acordado com cada operador de telecomunicações) | info@batikart.pt

Vet

VET

O Artista

Silvestre Maguana, conhecido pelo nome artístico "VET" é um genial artista pintor de batik, um grande entre os grandes, cuja estética reflecte uma profunda conexão com a sua cultura, tradições e convicções. Utilizando técnicas ancestrais e uma sensibilidade artística singular, Vet consegue captar a essência do seu povo e do seu país através das suas obras.

O batik é uma pintura em que é utilizada a técnica com o mesmo nome, cuja elaboração envolve intrincados procedimentos que envolvem a pintura em tela de algodão com tintas hidro dispersíveis e a utilização de cera para isolar as áreas já pintadas, de modo a criar padrões e imagens detalhadas. Originária da Indonésia, esta técnica milenar foi incorporada por várias culturas em todas as latitudes. Vet domina esta técnica com maestria, aplicando camadas de cera e tintas em sucessão para produzir obras-primas ricas em cor e textura. As suas criações são conhecidas pela complexidade dos detalhes e pela profundidade das histórias que contam.

Vet é um artista cuja obra relecte a imensa diversidade cultural emergente das suas vivências em contextos diversificados, cada um com suas próprias tradições e práticas culturais. A arte de Vet reflecte esta riqueza, incorporando elementos aportados por impactantes situações vivenciadas ao longo da sua história de vida. Vet utiliza o batik para celebrar a diversidade cultural conexa com as suas vivências. As peculiaridades relacionada com os diversificados contextos são uma fonte inesgotável de inspiração para Vet, que capta a sua energia e espiritualidade através das suas obras, trazendo à vida a importância cultural e social de práticas ancestrais.

As crenças espirituais desempenham um papel crucial na vida de Vet. A ancestralidade, os espíritos da natureza e as forças sobrenaturais são elementos que influenciam e modulam a obra de Vet, que utiliza símbolos e imagens que reflectem singelas crenças, criando uma conexão entre os mundos material e espiritual. As máscaras, por exemplo, são um tema frequente nos seus trabalhos, representando não apenas a identidade cultural, mas também a ligação aos espíritos ancestrais.

As máscaras são elementos centrais nas obras de Vet, carregando significados profundos e multifacetados. As imagens de máscaras são utilizadas em várias culturas para cerimónias rituais, danças e celebrações, e Vet captura a sua essência explorando temas como masculinidade, feminilidade e família, máscaras essas que são obras-primas de detalhes e simbolismo, que reflectem riqueza cultural e espiritual.

Para além dos rituais e das crenças que convergem no tema das máscaras, Vet dedica grande parte de sua obra a realidades universais, abordando temas que retratam o Amor de Mãe, o Amor romântico - Lirandzu, na sua língua materna - animais mágicos, embondeiros encantados, bailarinas plenas de misticismo, entre outros relacionados com as lendas e superstições que povoam o seu imaginário, em representações impregnadas de cor e vitalidade que celebram a simplicidade e a beleza da vida quotidiana 

A originalidade de Vet na pintura batik é marcada pela mais apurada técnica de manipulação da cera e tinta para criar padrões complexos e vibrantes. Utilizando uma paleta de cores rica e variada para dar vida às suas imagens, recorre a combinações de formas abstractas e figurativas que resultam em composições visualmente impressionantes, revelando um traço poético que é, ao mesmo tempo, tradicional e inovador, pela combinação de elementos clássicos da narrativa em batik com uma surpreendente abordagem contemporânea.

A obra de Vet tem um impacto significativo tanto no cenário artístico. As suas actividades enquanto artista levam a sua arte a um público global, contribuindo para aumentar a visibilidade e o reconhecimento de uma cultura universal, utilizando a arte como um instrumento para promover a valorização cultural.

Vet é um artista cujo trabalho transcende a simples criação estética, fazendo a ponte entre o passado e o presente, entre a tradição e a modernidade, e, através das suas obras, ele projecta a sua visão estética enquanto reflexão sobre a diversidade. A sua arte é uma celebração da vida, uma homenagem às raízes culturais e um convite à reflexão sobre a identidade e a herança cultural.

Importa ainda frisar que a qualidade estética e a surpreendente inspiração plasmadas nas obras de Vet incluem-no, por direito próprio, no mais excelso e restrito grupo dos artistas pintores de batik mais inovadores e criativos da actualidade, excedendo, largamente, tudo aquilo que, por palavras, se poderia dizer da sua obra que não seja tratar-se de peças com um elevado valor coleccionista, as quais - em nossa opinião - verão largamente incrementado o seu valor venal no futuro.